Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Festa do Reinado movimenta o Alto do Rosário

Publicado por Prefeitura Municipal de Itaúna (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Festa de Reinado de Itaúna, atingiu o ponto auge das comemorações no dia 15 de agosto, data em que comemora-se o Dia de Nossa Senhora do Rosário. Milhares de pessoas de toda a região prestigiaram o evento que já faz parte do calendário itaunense, e participaram também da festividade o vice-prefeito Pedro Paulo Pinto, o Secretário de Educação e Cultura, Heli Maia e a chefe de Gabinete Íris Rodrigues, que fizeram questão de acompanhar as celebrações do feriado no Alto do Rosário.

Guardas de muitas outras cidades estiveram presentes, como a Guarda de Carmo do Cajuru e a Guarda da Terceira Idade. Além das visitantes, as guardas itaunenses que mantêm viva a tradição no município, este ano se superaram realizando uma festa com muita devoção, alegria e fé. Participaram do Reinado 2011 a Guarda de Candombe Nossa Senhora do Rosário, Catupé de Nossa Senhora Aparecida, Congo de Nossa Senhora do Rosário, Congo Divino Espírito Santo, Congo de Santa Edwirges, Congo Virgem do Rosário, Congo Nossa Senhora Santana de Itaúna, Império de Nossa Senhora do Rosário,Vilão da Vila Popular, Moçambique de São Benedito, Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, Moçambique de Santa Efigênia Senhora do Rosário, Moçambique de Santa Cruz e a Guarda de Nossa Senhora do Rosário.

A Administração Municipal apoia e promove a cultura no município e entre suas prioridades está o investimentos em ações que valorizem e resgatem os valores históricos e promova a concretização das raízes do povo, passando este ritual de geração em geração. Em razão desta meta, no início deste ano, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), concedeu um repasse de R$42 mil às guardas de Reinado do município, com o objetivo de fomentar ainda mais a manifestação cultural e religiosa da nossa cidade.

O secretário de Educação e Cultura, Heli Maia, ressalta a importância da Festa de Reinado e destaca que apoio do Governo Municipal para a realização das festividades é fundamental. O evento cultural já virou tradição para a população itaunense e principalmente para os membros das guardas, que seguem os passos de seus ancestrais, levando a riqueza das canções, as orações fervorosas, os ritmos característicos e as gingas das danças e coreografias dos grupos, e por isso, não podemos deixar essa cultura acabar em nosso município, mas sim buscar sua preservação, comenta o secretário.

A chefe de Gabinete Íris Rodrigues, parabenizou a organização das festividades e também o desempenho das guardas que sempre fazem uma bela apresentação para os devotos presentes. A festa mostra a importância e representatividade desta manifestação para a Itaúna, onde famílias inteiras comparecem todos os dias para aproveitar com tranquilidade, segurança e muita alegria a tradicional festa do Reinado, ressalta Íris.

A Festa de Reinado se encerra hoje, dia 17 de agosto.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-itauna.jusbrasil.com.br/politica/7507884/festa-do-reinado-movimenta-o-alto-do-rosario